quinta-feira, 2 de junho de 2011

Homossexualismo

Publicado em: 10/7/2008
Por: BenneDen
Comunidade de Nova Vida - Itapajé-Ceará
Homossexualidade é a condição própria do ser homossexual.

Homossexualismo é uma ideologia que advoga um comportamento como sendo "norma" ou "valor", um modo de ver a vida e que faz propaganda de si mesmo.

Homossexual significa "pessoa com tendência ou que mantém relação afetivo-sexual com outra do mesmo sexo", independente do papel que desempenha no relacionamento.

Há casos mais afetivos e menos sexuais e vice-versa. No primeiro caso o homem se sente atraído não pelo amor de mulheres, mas pelo afeto e amor de homens, mas preferencialmente sem sexo. No segundo há uma atração sexual maior do que o envolvimento afetivo.

Causas

São diversas as causas do homossexualismo, a maioria ligada à vida emocional e espiritual.

* Há os que nasceram com tendências fortíssimas em sua natureza, mas não a obrigatoriedade de serem homossexuais;

* Há os que se tornaram homossexuais ao longo da vida, seja por opção, sedução ou opressão (a maioria dos casos).

Como indivíduo e pessoa cada um de nós é o resultado de muitos fatores: hereditariedade, raça, sexo, educação, circunstâncias de vida, fisiologia, qualidades naturais, ambiente, etc. Esse conjunto de fatores pode ser sintetizado em duas palavras: heranças e vivências (legado e conquista, determinismo e responsabilidade). Todos nós somos um pouco do que herdamos e um pouco do que adquirimos com a vida.

Características genéticas, tendências, influências, emoções, sentimentos, conhecimentos, valores, bênçãos e maldições ingressam na constituição do homem, como indivíduo e pessoa, através:

1. Da Porta das Heranças - Tudo aquilo que entra na vida do homem pela herança adquirida de seus antepassados.

Somos um pouco dos nossos antepassados (herança distante e próxima).

Herdamos aspectos:

* Biológicos - Geneticamente herdamos padrões biológicos definitivos; Herdamos também a capacidade de ter uma característica, mas nem sempre a obrigatoriedade de ter esse caráter.

* Psicológicos - Herdamos padrões psicológicos básicos. Herdamos também tendências a certos padrões e valores comportamentais, mas nem sempre a obrigatoriedade de segui-los.

* Espirituais - Herdamos a queda espiritual adâmica. Herdamos também bênçãos ou maldições, mas nem sempre a obrigatoriedade de concretização definitiva das mesmas.

No primeiro caso temos uma natureza adâmica, caída, humanamente imutável, mas passível de modulação e pacificação. Aqui estão aqueles que se apaixonam e querem ter uma relação monogâmica, estável e única com uma pessoa do mesmo sexo.

Do lado de fora do Jardim do Éden encontra-se um mundo caído, onde acontecem deformações e anomalias a todo instante. Todos nós enfrentamos as deformidades da queda espiritual, de um modo ou de outro, por isso a natureza geme, em seu estado presente, aguardando o dia da redenção. A culpa só aumenta o agrava e aprofunda o problema. (Caio Fábio).



1. Da Porta das Vivências - Tudo o que entra na vida do homem através da aprendizagem, das experiências, crenças e relacionamentos, no dia-a-dia.

Somos um pouco do meio. Adquirimos aspectos:

* Biológicos - O genótipo é influenciado pelo meio ambiente, que pode favorecer ou não a manifestação de determinados caracteres novos. O clima, a alimentação, o sedentarismo, a prática de esportes, a exposição às doenças, medicamentos, os excessos, etc. podem modificar o genótipo.

* Psicológicos - As tendências são moduladas pelas vivências. O caráter é formado pelo conjunto de valores morais cridos e praticados.



* Espirituais – Somos abençoados ou não, conforme nossa posição diante de Deus.



No segundo caso encontram-se aqueles que, em geral, querem apenas sexo. A segunda condição está relacionada diretamente com a vontade do ser humano. Aqui temos maiores chances de reversão, se de fato a pessoa estiver disposta a lutar pela sua libertação. Dentre outros fatores, destacamos três vivências que muito colaboram para a prática homossexual:

* Há pessoas que foram vítimas do sexo homossexual, na infância, com gente mais velha. O primeiro estímulo erótico fixou o padrão das pulsões sexuais da pessoa. A prática leva ao vício, escravidão e culpa.

* Outras pessoas foram vítimas de abuso sexual.

* Outras, ainda, cresceram em famílias desequilibradas, onde os papéis do pai ou da mãe estavam trocados ou indefinidos. Muitos homossexuais trazem em seu histórico uma mãe dominadora e/ou um pai passivo. Quando a homossexualidade não é fruto de aliciamento ou violência sexual, sua causa mais comum é o desequilíbrio da família.



Causas Espirituais

Não poderíamos deixar de registrar as causas espirituais do homossexualismo. São inúmeros os casos de homens e mulheres que nunca sentiram qualquer atração por pessoa do mesmo sexo, mas que depois de certos envolvimentos religiosos começaram a manifestar tendências homossexuais e passaram a praticar o homossexualismo.

Demonização

Estar demonizado significa ser atormentado ou controlado (emocional, mental, ou moralmente) por um ou mais espíritos malignos.

"E os que eram atormentados por espíritos imundos... eram curados" (Lc 6:18).

"Senhor, tem misericórdia do meu filho, pois ele é lunático e severamente perturbado: e muitas vezes cai no fogo e também na água... E Jesus repreendeu o demônio, que saiu dele..." (Mt 17:15,18).

"E veio uma multidão das cidades... trazendo os que eram atormentados por espíritos imundos e todos eram curados" (At 5:16).

Há duas situações principais na demonização:

* Opressão
* Possessão

Opressão demoníaca é um ataque maligno contra o ser humano. Os espíritos malignos assediam e oprimem as pessoas, exercendo domínio psicológico sobre elas. Essa invasão maligna vem sobre os pontos mais vulneráveis do nosso ser. Com isso, enfraquecem nossa resistência moral e espiritual.

Possessão Demoníaca - Possessão demoníaca é a habitação de um espírito maligno numa pessoa, exercendo controle e influência diretos sobre ela, com prejuízos para as funções espirituais, psicológicas, físicas e comportamentais. A pessoa possessa assume, ainda que temporariamente e/ou circunstancialmente, características da personalidade do espírito invasor.

A possessão demoníaca deve ser distinguida da opressão espiritual. Nesta última forma de atuação, o espírito maligno opera de fora para dentro; na possessão, o espírito imundo habita e opera dentro da própria pessoa.

Libertação Espiritual

A restauração da sexualidade, nestes casos, vem pela libertação de pessoas oprimidas e escravizadas por espíritos imundos. É a expulsão de espíritos malignos da vida de uma pessoa, proporcionando a restauração do livre arbítrio, domínio próprio e demais valores do ser humano, incluindo uma sexualidade saudável e lícita.



Impulsos

Os impulsos na homossexualidade são idênticos aos demais de natureza sexual, com um agravante. O homossexual sente-se em pecado pelo simples fato de ser homossexual – mesmo que não faça nada com isso, enquanto o hétero não se sente culpado ao ser atraído pela beleza do sexo oposto e apreciar sua companhia e afeto.

As primeiras conseqüências do comportamento homossexual são:

* O agravamento dos sentimentos de culpa,

* Solidão e

* Depressão.


O Que Diz A Bíblia

Lv 20.13= Quando também um homem se deitar com outro homem como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles.

Lv 18.22= Com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é;

Dt 23.17,18= Não haverá rameira dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás salário de rameira nem preço de cão à casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque ambos estes são igualmente abominação ao SENHOR, teu Deus.

"Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher...?" Mt 19:4.

"Por causa disso os entregou Deus às paixões infames; porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas, por outro contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro" - Rm 1.26 e 27 ).

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus ? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas ...Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus." -1 Co 6.9-11.

Deus fez homem e mulher, mas a queda espiritual, dentre outras coisas terríveis, trouxe desvios na sexualidade e no comportamento humano.

A Bíblia condena o homossexualismo, mas oferece esperança real ao homossexual.

É maravilhoso saber que há perdão e restauração para o homossexual. O mesmo Deus que projetou e executou a criação do homem e da mulher é plenamente capaz de restaurar o que o pecado deformou.

A Conversão

O caminho para a modulação e a pacificação da homossexualidade não é diferente do caminho de nenhum outro ser humano.

A conversão tem em si mesma os recursos espirituais capazes de promover mudanças significativas no comportamento. Quando o convertido aprofunda sua conversão, seu viver reflete mais de Cristo Glorificado e menos de Adão caído.

A pessoa, depois de convertida, pode ainda sentir circunstancialmente atração por pessoas do mesmo sexo. A natureza adâmica continua no homem convertido, com a diferença de ser submetida ao domínio de Cristo. A comunhão diária com Deus, a oração, a meditação bíblica e a convivência com irmãos sinceros e piedosos na igreja conseguem a restauração gradativa dos desejos e sentimentos desvirtuados pelo pecado. O processo usado por Deus para a restauração, além de resgatar a sexualidade, restaura também nossa personalidade, caráter, convivência familiar e social.

Nem sempre o namoro e o casamento devem ser vistos como coroações de vitória conquistadas pelo ex-homossexual convertido. O namoro ou casamento pode ser uma tentativa de fuga do próprio homossexual, assim como um mecanismo de defesa contra as pressões da família, da sociedade e da igreja.

Pela conversão, a maioria das pessoas consegue conter as práticas homossexuais, mas continua tendo que lidar com:

* As inclinações – no melhor dos aspectos – ou com

* A pulsão, na pior perspectiva do conflito.

O poder de Deus tudo pode transformar em glória: o escravo é liberto, o doente é curado, o cego volta a enxergar e o morto ressuscita. Mas, há situações que o Criador não interfere diretamente sobre as anomalias individuais. Reconhecemos que Deus nem sempre irá remover o espinho em nossa carne e não importa como fervorosamente oremos para que Ele mude nossa situação. A maioria dos cegos de nascença continua destituída da visão. Nestes casos o Senhor nos deixa a Sua Palavra como manual de sobrevivência. Deus espera que aprendamos a lidar com o nosso problema sob a direção da Sua Palavra. (Caio Fábio - adaptado)

A conversão, mesmo sendo um momento único, não pode se distanciar da santificação. E a santificação aponta para uma reengenharia na alma, onde o despojamento do velho homem se faz necessário, mas não apenas isso. É preciso uma renovação da mente (no pensamento, no sentimento e na vontade) na Palavra de Deus e o revestimento de uma nova identidade, segundo o modelo do novo homem em Cristo. Os recursos da graça, disponíveis a todos os santos, são poderosos na modulação e pacificação da carne, aquietando as tendências.

* Inclinação + Pulsão = domínio da natureza adâmica;

* Inclinação + Modulação (Submissão à Palavra e ao Espírito) = Pacificação.

A reengenharia da alma favorece uma vida no Espírito, onde a alegria de viver prevalece sobre o conflito das inclinações carnais.



Reengenharia da Alma

A queda espiritual danificou a engenharia original do ser humano, afetando-lhe aspectos significativos de sua individualidade, incluindo a sexualidade. Como conseqüência dessa queda todo homem tem falhas estruturais e funcionais na alma. São déficits na racionalidade, afetividade e vontade. O que muda de pessoa para pessoa é a variação e a intensidade dos prejuízos herdados e a forma que cada um conduz sua vida, acentuando ou modulando sua natureza pelas vivências.

E, assim como trouxemos a imagem do terreno,

Devemos trazer também a imagem do celestial. I Co 15:49

A conversão a Jesus Cristo faz surgir uma nova natureza no interior do homem renascido. O salvo é herdeiro da natureza de Cristo. Esta herança espiritual não é genética, mas recebida numa experiência chamada de "nascimento espiritual", que acontece na conversão do homem a Jesus, e que continua por toda a vida terrena, até o dia de sua glorificação, onde corpo, alma e espírito se tornarão incorruptíveis e imortais à semelhança de Cristo.

A nova natureza, implantada no homem convertido, enfrenta a oposição da natureza adâmica, que luta para permanecer com seu espaço e domínio. Diante disso o renascido deve estar preparado para as dificuldades. Haverá lutas intensas envolvendo o confronto de naturezas opostas: espiritual x carnal.

O renascido precisa conquistar a vitória sobre as tendências e inclinações negativas da velha natureza, subjugando-as diariamente pelas virtudes da nova herança em Cristo. Todas as potências da alma estão envolvidas nessa peleja, mas cabe à vontade, a decisão final: a quem obedecer? As tendências carnais ou a vontade de Deus? Os impulsos da carne ou o domínio do Espírito Santo?

Somos conscientes de que o maior propósito de nossa herança espiritual é a nossa formação na imagem e semelhança de Cristo. Quem já experimentou a conversão a Cristo é filho de Deus (Jo 1:12;Rm 8:14-17) e partilha da natureza Divina. Logo em seguida à conversão já estamos em pleno processo de transformação espiritual e o desenvolvimento de nossa personalidade, segundo a estatura de Cristo, deve ser buscado com todas os meios e forças de que dispomos. (Gl 2:20).

Até o regresso do Senhor Jesus o cristão terá constantes conflitos de natureza (carne x Espírito). Somente na glorificação dos salvos é que o supremo propósito de Deus será plenamente cumprido em nós: a natureza de Cristo nos envolverá em sua magnitude; seremos transformados na imagem e semelhança de nosso Salvador e Senhor. Até que cheque esse glorioso dia, nosso dever é prosseguir em santificação até o fim, com os recursos que a Bíblia nos oferece.

O Espírito Santo e o Discipulado Bíblico são os dois grandes agentes que possibilitam a modulação da natureza adâmica, pacificando as tendências e pulsões carnais:

* O Domínio do Espírito Santo - O discípulo de Jesus tem em seu coração o Espírito Santo. Ele é uma fonte de poder inesgotável que ajudará o discípulo a crescer à imagem de Cristo. O discípulo sob o controle do Espírito Santo é chamado de homem espiritual ( I Co 2:14-15 ); O homem espiritual tem um mover constante da presença do Espírito Santo dentro de si. Esta presença modela o seu caráter, produzindo frutos do Espírito. (Gl 5:22-26).

* O Discipulado Bíblico - A maturidade, o desenvolvimento do caráter e o crescimento espiritual do discípulo são atingidos através do discipulado. Mt 11:29 - O aprender de Cristo é um imperativo dado pelo próprio Senhor; o discípulo é um aprendiz e Jesus é o Mestre; ser discípulo significa aprender sempre, estar envolvido numa experiência que dura a vida toda, em convivência com Jesus como Senhor e mestre por excelência. É a obediência aos mandamentos do Mestre que caracteriza o verdadeiro discípulo. Jo15 :14 - O discípulo precisa aprender a confiar e obedecer, a amar e a perdoar, a sofrer e a servir. O discipulado também acontece através dos irmãos mais velhos, os quais instruem os mais novos na caminhada cristã.

Desde Gênesis observamos que a Palavra de Deus e o Espírito Deus trabalham em perfeita sintonia na criação e edificação. Assim também acontece na reengenharia do homem interior à imagem de Cristo. O cristão precisa do mesmo Espírito que estava em Jesus Cristo para que sua vida produza atitudes e hábitos semelhantes ao de nosso SENHOR.

Pela oposição da natureza adâmica não é possível alcançarmos o mesmo nível de perfeição dos atributos de Cristo. Não existe o aniquilamento da natureza adâmica ou transformação de uma natureza para a outra no momento da conversão. As duas naturezas estarão presentes no homem interior até o túmulo. A velha natureza, mesmo na vida dos renascidos, continua atuante até que seja totalmente erradicada na glorificação, por ocasião da segunda vinda de Cristo.

A boa notícia é que, mesmo não sendo possível uma transformação de naturezas, existe a possibilidade de uma reengenharia da alma, o que chamaremos aqui de modulação, capaz de pacificar as inclinações carnais. Essa Modulação acontece pelo exercício da vontade, sob controle do Espírito Santo.

Na reengenharia da alma, a mudança de foco, de domínio e controle de comportamento passam da natureza adâmica para a de Cristo, numa combinação de esforço humano e ação do Espírito Santo. A modulação está basicamente no aspecto de uma vida centrada na submissão à Palavra de Deus e ação do Espírito Santo, em vez de uma vida centrada no ego.

Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus. Fl 2:5,

Desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, I Pe 2:2

... mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2b

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gl 5:22

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fl 2:13

Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a

vontade do Senhor. Ef 5:17

Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 1Pe 4:2



A Reengenharia da Alma é um processo de reprogramação da racionalidade, afetividade e vontade. Nela há uma substituição do atual modelo de comportamento por um novo; analisado, aprendido e praticado em conformidade com os padrões bíblicos, sob o domínio do Espírito Santo.

A Reengenharia da Alma combina a fé pessoal com a metodologia das Escrituras Sagradas e a operosidade do Espírito Santo, no sentido de se obter uma nova forma de pensamento, sentimento e vontade. O texto base para o assunto está em Efésios 4:22-24:

(EF 4:22) "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;"

(EF 4:23) "E vos renoveis no espírito do vosso entendimento;"

(EF 4:24) "E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade"

Trata-se de uma reeducação contínua na Palavra de Deus, na qual o homem é inicialmente confrontado em seu atual estilo de vida diante do modelo bíblico. Ao tomar consciência de que sua educação encontra-se fora dos padrões bíblicos, apercebe-se que sua atual condição não só desagrada a Deus como lhe impede de desfrutar de paz interior e vida harmoniosa. O próximo passo é o desligamento voluntário da prática de hábitos errados de comportamento, adequando o estilo de vida à nova educação na Palavra de Deus.

Nenhum homem nasce convertido; sua alma além de trazer a fragilidade interior marcada pela queda espiritual, está sujeita às inclinações de sua natureza pecaminosa e aos estímulos do meio. Tudo que aprendemos, antes de nossa conversão, vem de um mundo que exclui Deus. Todas as faculdades do homem interior são desenvolvidas num esquema completamente fora do propósito original do Criador para o ser humano.

Pela conversão, o homem tem a chance de reeducar sua vida de acordo com os padrões bíblicos, tornando possível uma reengenharia em sua alma, com frutos plenamente satisfatórios. A reengenharia real começa na conversão a Cristo e continua de forma processual à medida que acontece o despojamento dos velhos hábitos e o revestimento dos novos, nos padrões de Deus. Os velhos hábitos são abandonados e os procedimentos carnais são substituídos pela prática dos princípios bíblicos, no modelo do novo homem em Cristo. Racionalidade, afetividade e vontade são submetidas ao direcionismo Bíblico, sob a ação do Espírito Santo.

A Reengenharia da Alma permite o renascido viver na dimensão de sua nova natureza espiritual, à imagem e semelhança de Cristo.

O processo deve ser contínuo, aplicado diariamente, por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário