quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entrevista com o diabo


Onze perguntas feitas ao diabo


1) Quem o criou?
Lúcifer: Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem.
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti”. (Ezequiel 28.15)
2) Como você era quando foi criado?
Lúcifer: Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas.
“12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”. (Ezequiel 28.12,13)

3) Onde você morava?
Lúcifer: No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus.
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”. (Ezequiel 28.13)

4) Qual era sua função no Reino de Deus?
Lúcifer: Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando.

“Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”. (Ezequiel 28.14)
“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”. (Apocalipse 12.4)

5) Alguma coisa faltava a você?
Lúcifer: (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada.
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”. (Ezequiel 28.13)

6) O que aconteceu que o afastou da função de maior honra que um ser vivo poderia ter?
Lúcifer: Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras, como espelho, e percebi que sobrepujava os outros anjos, talvez não a Miguel ou Gabriel, em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como Deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Em um determinado dia, tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus.
“13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. (Isaías 14.13,14)
“15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti”. (Ezequiel 28.15-17)

7) O que detonou finalmente a sua rebelião?
Lúcifer: Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por consequência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração.
“12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. (Isaías 14.12-14)

8) O que aconteceu com os anjos que estavam sob o seu comando?
Lúcifer: Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos junto o império das trevas.
“3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. 4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”. (Apocalipse 12.3,4)

9) Como você encara o Homem?
Lúcifer: (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus.
“Sede sóbrio; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (1 Pedro 5.8)

10) Quais são suas estratégias para destruir o Homem?
Lúcifer: Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas ideias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho.
“Sede sóbrio; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (1 Pedro 5.8)
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tiago 4.7)
“19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5.19-21)
“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Coríntios 3.3)
“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (II Pedro 2.1)
“1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. (II Timóteo 3.1-8)
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. (Apocalipse 12.9)

11) E sobre o futuro?
Lúcifer: (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco.
“Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá”. (Ezequiel 28.19)
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. (Judas 1.6)
“10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Apocalipse 20.10,15)

Medite nessa mensagem.
Pr.Adilson Lopes
Contato:
adilsonloopes@hotmail.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VOCÊ NASCEU PARA SER FELIZ




O Evangelho tem como mensagem principal a transformação de vida para o pecador que se arrepende dos seus pecados e confessa a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida (Jo 3: 16). Essa mudança não acontece por decisão simples do pecador, mas é realizada pelo Espírito Santo de Deus (Jo 16: 8-11).

Nessa nova vida, as coisas velhas (que são nossas práticas e pensamentos pecaminosos) são abandonadas e somos feitos filhos de Deus e herdeiros das promessas (Rm 8: 14-17). Uma dessas promessas é a verdadeira felicidade.

Esse sentimento é a vontade de Deus para todo ser humano, podendo ser considerado um mandamento, uma vontade absoluta de Deus para todos nós (Sl 4: 7; 37: 4; 51: 12; 64: 10; 68:3; 97: 11, 2 Co 9: 7, At 2: 46, Fp 4: 4). O salmista nos diz: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 100:2, RA). Em Gálatas 5, versículo 22,percebe-se que a alegria é um dos frutos da ação do Espírito Santo na vida do cristão. O nosso Senhor Jesus, ao explicar a respeito da importância de vivermos unidos a Ele (a videira), disse aos discípulos “Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15: 11, NTHL). Ou seja, se estivermos ligados em Cristo a alegria Dele estará em nossos corações de forma plena.

Por essas passagens, bem como por muitas outras, pelo contexto de todas as histórias bíblicas e pela essência da mensagem do evangelho não há duvida de que todos nós nascemos para ser feliz.

Essa felicidade que Deus deseja que tenhamos é superior a qualquer felicidade que possamos sentir com comidas, bebidas, honras ou riquezas terrenas, objetos de desejo, etc. Ela só pode ser dada por Deus, uma vez que esta alegria é o próprio Deus. Ao desejar nossa alegria, o Senhor nos oferece a oportunidade para nos satisfazermos na melhor coisa que podemos ter: a presença gloriosa e graciosa Dele.

Sabe o que isto significa? Deus tem um caminho de bênçãos para todos aqueles que aceitam os seus propósitos. A felicidade é uma benção advinda da salvação (Sl 51: 12).

Portanto, se você ainda não está verdadeiramente em Cristo, entregue seu coração a Ele e receba pela ação do Espírito Santo a alegria que Deus tem reservado para você.

Para os que já aceitaram o evangelho, mas estão passando por um momento de tristeza comum a todos (1 Rs 19: 1-18), lembrem-se das palavras do Mestre: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16: 33, NVI).

Que todos possam declarar: “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre” (Sl 16: 11, NTHL).

A Paz de Jesus Cristo aos que creem!

Publicado em: 26/4/2011
Por: Jonatas Eduardo B.M.Teixeira
Assembleia de Deus- Belém - Alvares Machado

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CHARCO DE LODO – QUAL A TUA IDENTIFICAÇÃO


Sl 40.2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.


INTRODUÇÃO: “Charco de lodo”, não devemos entender este texto de modo literal, mas figurativo. Deus permitiu que Davi passasse por esta situação para depois colhê-lo, colocar seus pés numa rocha, firmar seus passos e lhe dar um novo cântico (vv.2b-3a).

Charco de lodo (LODO = Depósito constituído de uma mistura de areia ou de terra e de matérias orgânicas em decomposição, no fundo das águas do mar, dos rios, lagos e pântanos; lama, vasa. Imundícies que se tiram do fundo dos poços quando são limpos).

Representa uma situação em que a vítima não tem como se livrar. Em um charco tudo é falso. Não tem firmeza. Quanto mais se movimenta, mais afunda. Com relação a isto existem três grupos:

I – GRUPO: OS QUE ESTÃO DENTRO DO CHARCO DE LODO

“Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Ef 2.12).

1. Os que reconhecem, mas não querem sair. Estes precisam da nossa intercessão urgente.
2. Os que não reconhecem, por isto não lutam pra sair. Estes precisam da nossa intercessão e pregação do evangelho.
3. Os que reconhecessem, querem sair, mas não tem forças. Estes precisam da nossa intercessão, pregação do evangelho e que estendamos a nossa mão para tirá-lo de dentro do charco.

II – GRUPO: OS QUE SAÍRAM E VOLTARAM PARA DENTRO DO CHARCO DE LODO

“Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal” (2Pe 2.22).

1. Os demônios comeram a semente; por falta de vigilância.
2. Os que foram seduzidos pelos desejos; por dar vazão à carne.
3. Os que não suportaram a perseguição; por causa da fé.

III – GRUPO: OS QUE ESTÃO FORA DO CHARCO DE LODO

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

1. Os que decidiram permanecer servindo a Deus.
2. Os que não vivem, mas Cristo vive nele.
3. Os que irão para o Céu.

CONCLUSÃO: Em qual grupo você está? Oxalá que nos encontremos no último. Só quem pode te tirar do charco de lodo é Jesus. Qualquer tentativa sem a ajuda de Jesus e do divino Espírito Santo será frustrada. Se entregue a Ele hoje e saia do charco de lodo. Que Deus abençoe a todos. Amém!

Por: Francisco de Assis Alves Lima
Igreja Batista Nacional Novo Tempo/Pastor - Coivaras/PI

sábado, 13 de agosto de 2011

SEJAMOS FORTES


“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvie, nem para direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ’’ (Josué1: 7)

Depois da morte de Moisés, Josué ficou com a missão de conduzir o povo de Israel a terra prometida. Deus sabia que não seria fácil porque o povo tinha o coração duro, era desobediente. No deserto Deus só não os destruiu por que sempre Moisés e seu irmão Arão colocavam-se entre o povo e Deus, com suplicas e Deus os atendia. Moisés foi um grande líder, mais agora ele foi reunido aos seus e era então chegado o tempo em que Josué teria que continuar a missão dada a Moisés.

Deus então chama Josué e dá uma ordem: Josué você só precisa ser forte e muito corajoso para obedecer a lei que dei ao meu servo Moisés. Quando Deus disse isso a Josué Ele sabia que não seria fácil cumprir esta tarefa por isso ele disse “sê forte e corajoso em observar a lei”.

Quando lemos a história de Israel desde a saída do Egito, a todo o momento o povo é chamado para observar a Palavra de Deus. Deus já tinha revelado ao povo, através de Moisés, tudo o que iria acontecer caso não houvesse essa obediência.

E hoje como está a nossa vida para com o Senhor Jesus? Será que estamos guardando a Palavra do Senhor? Será que diante das dificuldades e tentações estamos sendo fortes e corajosos em guardar a Palavra de Deus? As dificuldades têm abalado a nossa comunhão com o Senhor? Ou será que a nossa comunhão começa e termina no portão da igreja? Como seus amigos, vizinhos, familiares, patrão em tem observado? Quando você passa por eles o que dizem sobre você? Ali vai um servo / serva de Deus? Irmãos! A igreja somos nós. Em Levítico 11:44 diz que temos que sermos santos pois o Senhor é santo, mas alguns podem questionar o Velho Testamento porque vivemos no tempo da Graça, só que em 1Pe 1:16 diz: “seja santo porque eu sou santo” ninguém pode servir a dois senhores, ou servimos a Deus que é único e verdadeiro ou servimos aos deuses deste mundo.

Temos que ser fortes e corajosos para guardar as palavras do Senhor. Em Sl 119:11 diz: “guardo no coração as tuas palavras para eu não pecar contra ti”. E em Sl 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, luz para os meus caminhos.” Agora como vamos guardar a Palavra, como ela vai ser lâmpada para os nossos pés, para não tropeçarmos se nós não a conhecemos? Nós não lemos a Bíblia, não temos comunhão com o Senhor. Tem pessoas que só lembram da Bíblia quando está na hora de vir para o culto (e ainda conseguem esquecê-la nos bancos da igreja). Não quero entrar na questão do zelo porque às vezes a Bíblia está maltratada de tanto que as pessoas estudam, digo isso porque devemos cuidar das coisas de Deus.

Creio que nesta noite Deus quer nos chamar para termos uma maior intimidade e compromisso em guardar a sua Palavra. A palavra de Deus diz que o povo perece, pois lhe falta conhecimento (Os 4:6). Então irmãos é a hora de voltarmos para os ensinamentos do Senhor e buscar nEle força e coragem para guardar todo o ensinamento que o Senhor nos dá através de sua Palavra. Vamos ler Js 1:8,9.
Por: Simone Nicolay de Alencar
Igreja Metodista em Magé - Magé / Rio De Janeiro

terça-feira, 9 de agosto de 2011

COMO ALCANÇAR A VITÓRIA




Passamos por momentos de tribulação em nossas vidas que achamos não ter fim. No entanto, temos que acreditar que existe uma saída e que esta saída está mais próxima do que pensamos. Esta saída é JESUS!

Mas quem foi este homem? Como podemos crer em alguém que não conhecemos pessoalmente? Como poderemos vencer somente com o poder deste nome?

Em João 1.14 diz “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”, isso quer dizer que quando o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteve conosco, na realidade o que estava presente em nossas vidas era a Palavra “viva” de Deus.

Nossos pensamentos precedem nossas ações, ou seja, antes de fazermos qualquer coisa, pensamos. Quando fazemos qualquer tipo de ação, ela foi anteriormente pensada. Notem que quando nos preocupamos com alguma coisa, nossa mente já está relacionando o que há de vir com o que existe atualmente por isso nossa pré – ocupação, quer dizer, nos ocupamos em algo que ainda não existe.

Mas o interessante nisso tudo é que Deus chama as coisas que não são como se já fossem (Rm 4:17). Então, perceba que se nós só fazemos aquilo que pensamos, podemos chegar à conclusão de que tudo quanto pensarmos será feito, desde que seja esta a vontade do Senhor. Devemos colocar nossas aflições nas mãos de Deus porque sua Palavra diz “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”. Não devemos andar ansiosos, devemos colocar tudo diante da face de Deus, ele sabe das nossas aflições, conhece os nossos problemas, conhece o nosso caminhar, o nosso levantar e coloca sobre nós a sua potente mão (Sl 139).

Neste momento em que a Igreja tem passado por momentos difíceis, quer seja material ou espiritual, o momento é de nos levantarmos e prosseguirmos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, como nos orienta o Apóstolo Paulo na sua carta aos Filipenses. Devemos saber qual é a verdadeira vontade de Deus para a nossa vida, sei que Ele quer que nós alcancemos a Salvação e ao conhecimento da sua Palavra, que cura e liberta. Palavra que se fez carne, em Cristo Jesus, e nos ensinou o verdadeiro caminho a seguir. Muitas são as portas, e geralmente largas, mas a porta que conduz à Salvação é estreita e são poucos os que por ela passam. Mas tenho certeza de que os que conhecem a verdade (a Palavra de Deus) e as pratica serão salvos.

Acredito que para alcançarmos a salvação não basta irmos à igreja, entrarmos em comunhão uns com os outros se não tivermos a palavra de Deus em nossas vidas. Como está escrito em Ef 6:10 – 17 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

A Palavra de Deus é a espada do Espírito, sem ela não podemos vencer o nosso “gigante” que tanto nos atormenta. Com as outras armas apenas poderemos nos defender contra as astutas ciladas do inimigo, no entanto, ele continuará a nos agredir e nós a nos defendermos, até não agüentarmos mais e ceder às pressões do mundo. Mas se tivermos a Palavra de Deus em nossas vidas e guardadas dentro do nosso coração, de certo, atingiremos o nosso alvo, o nosso inimigo. Teremos então a nossa espada. Teremos a nossa arma para lutarmos e vencermos o nosso oponente, ele sairá derrotado em nome de Jesus! Assim como o Mestre fez quando estava naquele deserto, vencendo o inimigo com o poder da Palavra. Sem armas para atingirmos nosso adversário ele não cairá. Ele subsistirá. No entanto, revestidos com o poder que há no nome poderoso de Jesus e sua Palavra, meus amados, nada resistirá ao nosso ataque.

Que possamos resistir ao dia “mau” com as armas que Deus nos dá, principalmente com sua Palavra (RHEMA) que é a nossa espada. Assim seremos vencedores, como está escrito: “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37).

Amém!