sábado, 13 de agosto de 2011

SEJAMOS FORTES


“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvie, nem para direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ’’ (Josué1: 7)

Depois da morte de Moisés, Josué ficou com a missão de conduzir o povo de Israel a terra prometida. Deus sabia que não seria fácil porque o povo tinha o coração duro, era desobediente. No deserto Deus só não os destruiu por que sempre Moisés e seu irmão Arão colocavam-se entre o povo e Deus, com suplicas e Deus os atendia. Moisés foi um grande líder, mais agora ele foi reunido aos seus e era então chegado o tempo em que Josué teria que continuar a missão dada a Moisés.

Deus então chama Josué e dá uma ordem: Josué você só precisa ser forte e muito corajoso para obedecer a lei que dei ao meu servo Moisés. Quando Deus disse isso a Josué Ele sabia que não seria fácil cumprir esta tarefa por isso ele disse “sê forte e corajoso em observar a lei”.

Quando lemos a história de Israel desde a saída do Egito, a todo o momento o povo é chamado para observar a Palavra de Deus. Deus já tinha revelado ao povo, através de Moisés, tudo o que iria acontecer caso não houvesse essa obediência.

E hoje como está a nossa vida para com o Senhor Jesus? Será que estamos guardando a Palavra do Senhor? Será que diante das dificuldades e tentações estamos sendo fortes e corajosos em guardar a Palavra de Deus? As dificuldades têm abalado a nossa comunhão com o Senhor? Ou será que a nossa comunhão começa e termina no portão da igreja? Como seus amigos, vizinhos, familiares, patrão em tem observado? Quando você passa por eles o que dizem sobre você? Ali vai um servo / serva de Deus? Irmãos! A igreja somos nós. Em Levítico 11:44 diz que temos que sermos santos pois o Senhor é santo, mas alguns podem questionar o Velho Testamento porque vivemos no tempo da Graça, só que em 1Pe 1:16 diz: “seja santo porque eu sou santo” ninguém pode servir a dois senhores, ou servimos a Deus que é único e verdadeiro ou servimos aos deuses deste mundo.

Temos que ser fortes e corajosos para guardar as palavras do Senhor. Em Sl 119:11 diz: “guardo no coração as tuas palavras para eu não pecar contra ti”. E em Sl 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, luz para os meus caminhos.” Agora como vamos guardar a Palavra, como ela vai ser lâmpada para os nossos pés, para não tropeçarmos se nós não a conhecemos? Nós não lemos a Bíblia, não temos comunhão com o Senhor. Tem pessoas que só lembram da Bíblia quando está na hora de vir para o culto (e ainda conseguem esquecê-la nos bancos da igreja). Não quero entrar na questão do zelo porque às vezes a Bíblia está maltratada de tanto que as pessoas estudam, digo isso porque devemos cuidar das coisas de Deus.

Creio que nesta noite Deus quer nos chamar para termos uma maior intimidade e compromisso em guardar a sua Palavra. A palavra de Deus diz que o povo perece, pois lhe falta conhecimento (Os 4:6). Então irmãos é a hora de voltarmos para os ensinamentos do Senhor e buscar nEle força e coragem para guardar todo o ensinamento que o Senhor nos dá através de sua Palavra. Vamos ler Js 1:8,9.
Por: Simone Nicolay de Alencar
Igreja Metodista em Magé - Magé / Rio De Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário